FACILITADOR@S

Raphael Autran

Raphael Autran

Bioconstrutor, Gaiano, Permacultor e Oceanógrafo

Através da Baobá, atua profissionalmente com assessoria, planejamento, qualificação de mão de obra e execução de construções sustentáveis, com ênfase para os ambientes costeiros.

É pesquisador de diversas técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, como: reaproveitamento de materiais da construção civil; construções com terra ensacada; cordwood; taipa de mão (pau-a-pique); telhado vivo; saneamento ecológico.

Edite Faganello Querer

Edite Faganello Querer

Jardineira, Pedagoga, Eco educadora (para a prosperidade sustentável e cultura de paz). Designer social.

Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil. Formação em Dragon Dreaming, Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares, e participativos. Prática há mais de 25 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Facilitadora e coordenadora do Programa de Educação Gaia do Paraná desde 2011. Co-fundadora do Instituto Nhandecy. Focalizadora de grupos de práticas de Comunicação Não-Violenta e transformação de Conflitos. Tenho um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada Ser.

Flávia Sotto Maior

Flávia Sotto Maior

Advogada especialista em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Consultora e designer em Permacultura e Sustentabilidade. Assessora e Consultora Jurídica da 350.org na área de mudanças climáticas, associada e facilitadora do Instituto Nhandecy e do Curitiba Lixo Zero.

Tiago Guedes

Tiago Guedes

Engenheiro Ambiental e Permacultor.

Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC. Atua em projetos de saneamento ecológico com foco em aproveitamento de água de chuva, tratamento de água para consumo humano e tratamento de efluentes domésticos.

Martin Ewert

Martin Ewert

Permacultor, Gestor Ambiental, Mestre e Doutorando em Agroecossistemas (UFSC).

Co-criador do Ipepa, do Coletivo BioWit e Idealizador do Programa Sementinha: Multiplicando Permacultores.

 

Wil Som

Wil Som

Agroecolólogo pela UFPR, Agrofloresteiro, Permacultor e Arte-educador.

Desde 2004 tem contato com a Permacultura por meio mutirões e técnicas de Bioconstrução, realizados em Marinho da Serra-MG no Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel.
Realizador do Projeto Pedal Ecovida: Arte Eco Educação para resgate da Cultura Brasileira. Percorreu de bicicleta 8 estados brasileiros, caminhos históricos e difundiu nas escolas as histórias por meio de Teatro de Bonecos e também produzindo mídias e vídeos. Em 2008 fez um PDC no Instituto de Permacultura Arca Verde-RS. Realizou trabalhos de instalação de mini-cisternas para captação de água da chuva em duas escolas de Curitiba.  Participou do PDC Nova Oikos 2016 em SC, estabelecendo laços maiores com a rede de permacultura no sul.

OFICINEIR@S

 

(ATUALIZAREMOS EM BREVE!)

Juliana Silva

Juliana Silva

Empreendedora Social multidisciplinar

Tem como objetivo pessoal e profissional impactar positivamente no ambiente em que vive. Criou a marca Tzolkin Bolsas Exclusivas, com foco na produção de produtos sustentáveis. É sócia da empresa Oudiser Brasil, onde desenvolve o programa ECOatitude, que realiza Gestão de Resíduos e Educação Ambiental em condomínios residenciais e comerciais, adequando-os à Política Nacional dos Resíduos Sólidos. É integrante do time Juventude Lixo Zero Brasil, uma das coordenadoras do coletivo Curitiba Lixo Zero e Rede ODS Brasil.

Katiani Louise

Katiani Louise

Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós graduanda em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná.

Empreendedora social e sócia na empresa OXIL Brasil. Atua como propulsora na aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos em condomínios residências de Curitiba e atua na área ambiental com o conceito Lixo Zero através do programa ECOatitude. É uma das coordenadoras do coletivo Curitiba Lixo Zero, integrante do time Juventude Lixo Zero Brasil.

Ana Paula Salamon - Anupama

Ana Paula Salamon - Anupama

Quintaleira. Cuidadora de abelhas nativas sem ferrão com certificado do "Trabalhador na Meliponicultura - abelhas indígenas sem ferrão" pelo Senar-PR.

Tem realizado estudos e pesquisas em alternativas energéticas.
Buscadora de visão pelo Fogo Sagrado de Itzachlatlan do Brasil e Terapeuta Reiki Xamânico Estelar.
Comunicadora disseminadora da #RedeLivre – Tecnologias sociais para uma sociedade em rede.

Yasmim Reck

Yasmim Reck

Designer

Amadora da Cidade. Acredita na Mobilidade Ativa como forma de ampliar a consciência das relações com / no espaço público.
Atua desenvolvendo projetos de bicicletários pela Bike Fácil, ativista na ong Cicloiguaçu e Co-fundadora do IEH.

Ivo Reck Neto - Instituto Energia Humana - IEH

Ivo Reck Neto - Instituto Energia Humana - IEH

Engenheiro Ambiental, Especialista em Transporte Terrestre, Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Um dos fundadores do Instituto Energia Humana, organização criada com o objetivo de desenvolver e apoiar atividades e projetos que buscam a sustentabilidade no uso de energia e na mobilidade urbana. Membro integrante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), organização que promove a ciclomobilidade em Curitiba e no Paraná. Entusiasta da fotografia e de todos os tipos de manifestações e expressões urbanas.
Email: ivoreckneto@gmail.com

Kleber Antonio

Kleber Antonio

Permacultor, Iristerapeuta e Quintaleiro.

Realiza oficinas e palestras em várias cidades e Estados do Brasil, interagindo especialmente com as Panc Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Iracema Bernardes

Iracema Bernardes

Graduada em Gestão Ambiental, Gestora de projetos com foco em educação para a sustentabilidade e transformação socioambiental.

Ministrante de curso de Jardinagem para crianças , articuladora de movimentos de Agricultura Urbana, atualmente desenvolve Projetos de Educação Ambiental em Empreendimentos da Companhia Habitacional de Curitiba (COHAB).

Gustavo Gonçalves

Gustavo Gonçalves

Agroecológo pela UFPR

Formado em agroecologia na UFPR Litoral, condutor local em áreas naturais. Trabalha com ecoturismo, agroecologia e engajamento comunitário, promovendo articulações entre redes de produtores artesanais e agroecológicos no litoral do Paraná e Curitiba.

Carlos Eduardo Kiatkoski

Carlos Eduardo Kiatkoski

Jardinista, jornalista e estudioso de plantas medicinais

Trabalha com técnicas baseadas na permacultura e biodinâmica.