A segunda edição do PDC Urbano de Curitiba 2019 reúne profissionais e uma rede de permacultores atuantes na região sul do país. O curso será anfitriado pela equipe do Instituto Nhandecy e parceiros como a Baobá Construções e o Santuário Agroecológico Bellatrix.

Permacultura significa cultura permanente. Trata-se de uma ciência de design ecológico pautada por três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes e recursos.

A Permacultura visa tornar os assentamentos humanos, também nas áreas urbanas, ambientes sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações.

O curso de Planejamento Permacultural busca capacitar os participantes a planejar territórios com mínimo impacto ambiental e social a partir da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos.

O PDC é um curso padrão de permacultura, institucionalizado por Bill Mollison, para garantir a qualidade permanente da formação dos permacultores em todo o mundo.PDC é a sigla para o título em inglês “Permaculture Design Certificate course” ou seja, curso Certificado de Design em Permacultura.

O percurso do curso será composto por encontros presenciais, virtuais, oficinas extras, incluindo uma imersão no último módulo com visita na reserva agroecológica Bellatrix, localizada em Bocaiúva do Sul, a fim de ampliar os conteúdos teóricos às vivências práticas propostas pelo curso.

Por trazer um olhar voltado para a cidade, esta edição do PDC busca também promover o diálogo sobre a integração de pessoas e redes organizadas nas cidades com grupos e iniciativas nas áreas de proteção ambiental no entorno da capital paranaense.

Ao final do curso os participantes receberão o certificado de Design em Permacultura.


Serão 3 fins de semana, no período entre 24 de maio a 28 de julho/2019, totalizando 74h.

Reserve as datas:

24 a 26 de Maio – Módulo I – Introdução à Permacultura. (Local: sede do Instituto Nhandecy, bairro Mercês – Curitiba-PR)
21 a 23 de Junho – Módulo II – Água e Energia (Local: sede do Instituto Nhandecy, bairro Mercês – Curitiba-PR)
25 a 28 de Julho – Módulo III e IV – Sistemas Construtivos e Agroecossistemas – (Local: Reserva Agroecológica Bellatrix (RPPN), em Bocaiúva do Sul – PR).

Converse com nossa equipe: (41) 9927-3534 – Edite | (48) 99144-1009 whatsapp (Fernanda) Ou vivencias.nhandecy@gmail.com


Convide os amigos, compartilhe a notícia pois o valor total dos custos do curso será dividido entre todos os participantes. Então quanto mais inscritos, menor o valor!

Convide seus amigos e coletivos: https://www.facebook.com/events/2397987586878257/

GARANTA SUA INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/YAoaxhxIGplz4sHU2